quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Aula de leitura - Livros da Fundação Dpascoal

 
 

 
A FUNDAÇÃO EDUCAR DPASCHOAL distribui gratuitamente livros infantis desde 1999 e quer que os mesmos sejam utilizados para incentivar a leitura e transmitir valores cidadãos. Normalmente, os livros são doados para escolas públicas, organizações sociais e bibliotecas.



 





quinta-feira, 2 de agosto de 2012


CAFÉ DA MANHÃ COM CRÔNICA: UMA COMBINAÇÃO MAIS QUE PERFEITA!


Aula de leitura - 9º ano C - julho de 2012
Profª Luciane Corso 


Esta atividade teve por objetivo trazer a leitura de crônicas, um gênero que narra a vida como ela é, para um novo ambiente da nossa escola:a praça de leitura. Para deixar o momento mais prazeroso, organizamos um café da manhã coletivo.

É importante insistir no papel da simplicidade, brevidade e graça próprias da crônica. Os professores tendem muitas vezes a incutir nos alunos uma ideia falsa de seriedade; uma noção duvidosa de que as coisas sérias são graves, pesadas, e que consequentemente a leveza é superficial. Na verdade, aprende-se muito quando se diverte, e aqueles traços constitutivos da crônica são um veículo privilegiado para mostrar de modo persuasivo muita coisa que, divertindo, atrai, inspira e faz amadurecer o nossa visão das coisas”.
(Antonio Candido)




AULA DE LEITURA: CONTOS DE AVENTURA




Escola Municipal Proª Rosa Maria Berezoski Demarchi
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Silvana Carlini
Turmas: 07º Anos Vespertino
Espaço Utilizado: Biblioteca da Escola
Data: 20, 21 e 27/06/2012

Objetivo: Levar ao conhecimento dos alunos os aspectos constituintes do gênero “conto de aventuras”.

Justificativa: Trabalhar com o conto de aventuras possibilitará aos discentes o conhecimento desse gênero textual, no qual poderão conhecer suas características e especificações. Além disso, a partir desse gênero textual, é possível estimular a expressão oral e escrita dos alunos.

Metodologia: Devido aos alunos terem estudado no trimestre anterior o gênero conto de fadas, optou-se para que assistam o filme “Deu a louca na Chapeuzinho 2” por essa obra trabalhar o conto de fadas numa nova roupagem, sendo o enredo baseado numa aventura, no qual trabalha também a intertextualidade mesclando outros contos de fadas popularmente conhecidos para elaborar a história. Após os alunos assistirem ao filme, será feita uma discussão e análise da obra, sendo que na sequência, os discentes deverão anotar no caderno as informações descritas no anexo 01 desse documento. Nessas informações, se encontram além da análise do filme, as características dos contos de fadas e dos contos de aventura.
Na aula seguinte, será repassada aos alunos a realização de um trabalho (em dupla), no qual deverão, por meio da representação de desenhos/imagens, retratar os seguintes aspectos discutidos sobre o filme:

  • Personagens principais;
  • Intertextualidade;
  • Outros aspectos analisados: BemXMal, amizade, companheirismo, inveja.

Após a finalização dessa primeira etapa do trabalho, serão trabalhados com os contos de aventura escritos pelo autor Luís da Câmara Cascudo. As turmas serão divididas em 06 (seis) equipes e cada qual receberá um texto para leitura e estudo, conforme instruções da professora.
Cada equipe terá responder numa folha as seguintes questões:
  • Título do Texto:
  • Personagem principal:
  • Demais personagens:
  • Enredo:
  • Finalização da história:
  • Características dos contos de aventura:
  • Apresentação para a classe.

Material de apoio: Datashow, computador, folha sulfite, quadro branco, pincel para quadro, internet.
Referências: Filme “Deu a louca na Chapeuzinho 2”. Título Original: Hoodwinked 2: Hood vs. Evil. Ano 2011.




AULA DE LEITURA: CONTOS DE AVENTURA

 
ANEXO 01
Análise do Filme “Deu a louca na Chapeuzinho 2” 

 
Sinopse: Dessa vez nossa heroína está treinando com uma organização secreta quando é chamada para ajudar a Agência de Espionagem “Felizes Para Sempre” a descobrir o paradeiro de João e Maria que desapareceram misteriosamente. A grande confusão começa quando Chapeuzinho percebe que terá que se unir ao sem noção do Lobo Mau, a corajosa Vovozinha e ao esquilo Ligeirinho para salvar as crianças. 
Personagens Principais:
  • Chapeuzinho Vermelho (heroína), Lobo Mau, Vovozinha, Esquilo, Sapo;
Intertextualidade: Segundo o site Wikipédia, pode-se definir a intertextualidade como sendo a criação de um texto a partir de um outro texto já existente. (...) o fenômeno da intertextualidade está ligado ao "conhecimento do mundo".
No filme, podemos perceber a influência de outros contos e seus personagens, sendo: João e Maria, o Gigante do Pé de feijão; Cachinhos de Ouro, Os três porquinhos, O Sapo e a própria agência chamada “Felizes para Sempre”.

Outros Aspectos: BemXMal, amizade, companheirismo, inveja.

Do Conto de fadas para Conto de Aventura: Relembrando....

Características dos contos de fadas
  • Podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos;
  • Seu núcleo problemático é existencial (o herói ou a heroína buscam a realização pessoal);
  • Os obstáculos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína.

Características dos contos de aventuras:
  • Clima de suspense e indefinição no ar, solucionado depois;
  • A narrativa é interrompida algumas vezes estrategicamente, para causar curiosidade;
  • No filme, existe a busca de uma solução que é salvar o “Felizes para Sempre”, resgatado dos contos de fadas. Os fatos vão acontecendo com emoção e superação de obstáculos.