quinta-feira, 2 de agosto de 2012


AULA DE LEITURA: CONTOS DE AVENTURA




Escola Municipal Proª Rosa Maria Berezoski Demarchi
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Silvana Carlini
Turmas: 07º Anos Vespertino
Espaço Utilizado: Biblioteca da Escola
Data: 20, 21 e 27/06/2012

Objetivo: Levar ao conhecimento dos alunos os aspectos constituintes do gênero “conto de aventuras”.

Justificativa: Trabalhar com o conto de aventuras possibilitará aos discentes o conhecimento desse gênero textual, no qual poderão conhecer suas características e especificações. Além disso, a partir desse gênero textual, é possível estimular a expressão oral e escrita dos alunos.

Metodologia: Devido aos alunos terem estudado no trimestre anterior o gênero conto de fadas, optou-se para que assistam o filme “Deu a louca na Chapeuzinho 2” por essa obra trabalhar o conto de fadas numa nova roupagem, sendo o enredo baseado numa aventura, no qual trabalha também a intertextualidade mesclando outros contos de fadas popularmente conhecidos para elaborar a história. Após os alunos assistirem ao filme, será feita uma discussão e análise da obra, sendo que na sequência, os discentes deverão anotar no caderno as informações descritas no anexo 01 desse documento. Nessas informações, se encontram além da análise do filme, as características dos contos de fadas e dos contos de aventura.
Na aula seguinte, será repassada aos alunos a realização de um trabalho (em dupla), no qual deverão, por meio da representação de desenhos/imagens, retratar os seguintes aspectos discutidos sobre o filme:

  • Personagens principais;
  • Intertextualidade;
  • Outros aspectos analisados: BemXMal, amizade, companheirismo, inveja.

Após a finalização dessa primeira etapa do trabalho, serão trabalhados com os contos de aventura escritos pelo autor Luís da Câmara Cascudo. As turmas serão divididas em 06 (seis) equipes e cada qual receberá um texto para leitura e estudo, conforme instruções da professora.
Cada equipe terá responder numa folha as seguintes questões:
  • Título do Texto:
  • Personagem principal:
  • Demais personagens:
  • Enredo:
  • Finalização da história:
  • Características dos contos de aventura:
  • Apresentação para a classe.

Material de apoio: Datashow, computador, folha sulfite, quadro branco, pincel para quadro, internet.
Referências: Filme “Deu a louca na Chapeuzinho 2”. Título Original: Hoodwinked 2: Hood vs. Evil. Ano 2011.




AULA DE LEITURA: CONTOS DE AVENTURA

 
ANEXO 01
Análise do Filme “Deu a louca na Chapeuzinho 2” 

 
Sinopse: Dessa vez nossa heroína está treinando com uma organização secreta quando é chamada para ajudar a Agência de Espionagem “Felizes Para Sempre” a descobrir o paradeiro de João e Maria que desapareceram misteriosamente. A grande confusão começa quando Chapeuzinho percebe que terá que se unir ao sem noção do Lobo Mau, a corajosa Vovozinha e ao esquilo Ligeirinho para salvar as crianças. 
Personagens Principais:
  • Chapeuzinho Vermelho (heroína), Lobo Mau, Vovozinha, Esquilo, Sapo;
Intertextualidade: Segundo o site Wikipédia, pode-se definir a intertextualidade como sendo a criação de um texto a partir de um outro texto já existente. (...) o fenômeno da intertextualidade está ligado ao "conhecimento do mundo".
No filme, podemos perceber a influência de outros contos e seus personagens, sendo: João e Maria, o Gigante do Pé de feijão; Cachinhos de Ouro, Os três porquinhos, O Sapo e a própria agência chamada “Felizes para Sempre”.

Outros Aspectos: BemXMal, amizade, companheirismo, inveja.

Do Conto de fadas para Conto de Aventura: Relembrando....

Características dos contos de fadas
  • Podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos;
  • Seu núcleo problemático é existencial (o herói ou a heroína buscam a realização pessoal);
  • Os obstáculos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína.

Características dos contos de aventuras:
  • Clima de suspense e indefinição no ar, solucionado depois;
  • A narrativa é interrompida algumas vezes estrategicamente, para causar curiosidade;
  • No filme, existe a busca de uma solução que é salvar o “Felizes para Sempre”, resgatado dos contos de fadas. Os fatos vão acontecendo com emoção e superação de obstáculos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário